quarta-feira, 30 de maio de 2012

O perigo de construir casas na beira das encostas.

Construir casas nas encostas é muito perigoso, pois as casas podem demoronar.
Pode acontecer infiltrações e deslizamentos onde as casas vão abaixo, e com isso várias pessoas podem morrer.
Além dessas construções serem inrregulares são muito perigosas por exemplo,os deslizamentos de terra ocorre por muita chuva onde as casas desmoronam, as infiltrações é quando entra água nas paredes onde qualquer vento as fazem desmoronar.
Enfim, construir casas nas encostas é muito perigoso, pois com isso pode acontecer uma tragédia.


De:Esthefany Pereira Chiareto
Serie: 4 serie 5 ano
Para: Professora Luciane Tonete

17 de maio a 05 de junho _ Semana do Meio Ambiente

Criação do Dia Mundial do Meio Ambiente

O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado todo dia 5 de junho de cada ano. Esta data foi estabelecida pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 15 de dezembro de 1972, durante a Conferência de Estocolmo, que tratou do tema Ambiente. Foi durante esta conferência que foi aprovada também o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente.

Objetivos

A criação desta data teve como objetivo principal a conscientização da população mundial sobre os temas ambientais, principalmente, aqueles que dizem respeito à preservação. Desta forma, a ONU procurou ampliar a atuação política e social voltada para os temas ambientais. Era intensão da ONU também, transformar as pessoas em agentes ativos da preservação e valorização do meio ambiente.

Importância e comemoração

Nesta data, ocorrem diversos eventos no mundo todo. Palestras, campanhas educativas, documentários e eventos são realizados, em vários locais, com o propósito de despertar as pessoas para esta importante questão mundial.

Em muito países ocorrem acordos ambientais e definição de políticas voltadas para a proteção do meio ambiente.

Esta data é muito importante, para que todos possam desenvolver uma consciência ambiental que é fundamental para o futuro do planeta.

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Blocos Econômicos _ Síntese das exposições

Blocos econômicos

1-Principais objetivos do:
a)ASEAN: Tem como principal objetivo estimular o comércio de produtos e serviços entre os países membros, visando o crescimento econômico, criar condições de estabilidade política e econômica na região, para permitir um ambiente mais propício ao comércio, proporcionar a integração cultural e o desenvolvimento social na região.
b)MERCOSUL: Tem como principal objetivo criar um mercado comum com livre circulação de bens, serviços e fatores produtivos. Complementando esse objetivo maior busca-se a adoção de uma política externa comum, a coordenação de posições conjuntas em foros internacionais, a formulação conjunta de políticas macroeconômicas e setoriais, e, por fim, a harmonização das legislações nacionais, com vistas a uma maior integração.
c)CEDEAO: ?
d)CEI: Tem como principal objetivo criar uma federação no lugar do antigo regime autoritário soviético, centralizado pelo governo de Moscou.
e)UE: Instituir uma cidadania européia (Os direitos fundamentais; Liberdade de circulação; Direitos civis e políticos), criar um espaço de liberdade, de segurança e de justiça (Cooperação nos domínios da justiça e dos assuntos internos), promover o progresso econômico e social (Mercado Único; Euro, a moeda comum; Criação de emprego; Desenvolvimento regional; Proteção do ambiente), afirmar o papel da Europa no mundo (Política externa e de segurança comum; A União Européia no Mundo).
f)APEC: Tem como principal objetivo estimular o comércio de produtos e serviços entres os países membros, redução das tarifas alfandegárias e taxas de importação e exportação nas relações comerciais entre os países membros.
g)Caricom: Tem como principal objetivo integrar a economia dos estados-membros através do estabelecimento de um regime de livre comércio, a coordenação das políticas exteriores dos estados-Membros. Promover a cooperação nos âmbitos educativos, culturais e industriais.
h)Nafta: Tem como principal objetivo banir as barreiras alfandegárias, facilitando assim o giro de produtos entre os territórios dos países membros, criar condições para que haja uma competição justa na área de livre comércio, fazer com que as oportunidades de investimento dos países aumentem,dar proteção apropriada garantindo os direitos de propriedade intelectual nos territórios,fazer com que os procedimentos sejam efetivos para que ocorra a implementação e aplicação do tratado, constituir futuramente uma estrutura de cooperação trilateral, fazer com que a imigração clandestina do México para os Estados Unidos diminua.
i)ALCA: Tem como principal objetivo controlar todo o comercio da América Latina e Caribe e reforçar as vantagens que tanto as empresas de importação como as de exportação dos EUA já tem sobre as empresas do subcontinente .O controle total da economia da região é da maior importância para grande potência do Norte , principalmente num momento de deterioração da sua balança de pagamentos e do aumento contínuo do seu déficit comercial , pois lhe permitiria enfrentar estes desequilíbrios com os investimentos no exterior .

2-Cite três membros da Asean.
Indonésia, Malásia, Laos.

3-Comente a política da Asean
Política e economicamente, o bloco começou a desenvolver um papel regional distintivo com o fim da guerra do Vietnã em 1975, e do conflito cambojano em 1992, tornando-se aparente na crescente importância dos agentes regionais na presente e futura estrutura dos processos de relações internacionais. Nos anos 1990, Vietnã, Laos, Mianmar (ex-Birmânia) ingressaram na ASEAN. O bloco passou a se vincular à dinâmica desenvolvimentista do Japão, dos Tigres Asiáticos (a cidade-estado de Cingapura é um deles) e, posteriormente, do Dragão chinês e tem demonstrado uma impressionante taxa de crescimento para o mundo e também um dinamismo econômico potente. Com isso, a região do sudeste asiático tem por objetivos principais assegurar a estabilidade política e acelerar o processo de desenvolvimento na região. Também se pode destacar a necessidade de segurança militar e o bem estar financeiro como objetivos para serem conquistados pelo bloco. Avesso à ingerências externas nos problemas da região, o bloco tem conseguido solucionar crises como a do Camboja e administrar situações sensíveis como a relação entre a Junta Militar de Myanmar e a oposição e a comunidade internacional


4-Quais são os membros do MERCOSUL?
Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai.



5-O que é Mercado Comum?
Um mercado comum é uma união aduaneira com políticas comuns de regulamentação de produtos e com liberdade de circulação de todos os três fatores de produção (terra, capital e trabalho) e de iniciativa, em tese, a circulação de capital, trabalho, bens e serviços entre os membros deve ser tão livre como dentro do território de cada participante. Um bom exemplo de mercado comum é a União Européia.

6- Porque foi criado o CEDEAO ?
A sua missão é promover a integração econômica em todos os domínios da atividade econômica, nomeadamente na indústria, transportes, telecomunicações, energia, agricultura, recursos naturais, comércio, questões monetárias e financeiras, assuntos sociais e culturais ..."

7-Como e porque surgiu o CEI ?
CEI foi criada para manter uma relação de dependência entre a Rússia e os antigos países da união soviética, pois assim os países ainda teriam o amparo russo agora que não possuíam apoio econômico e a Rússia teria uma vantagem econômica sobre seus antigos territórios.
8-Como e porque surgiu o UE?
Após a destruição provocada pela Segunda Guerra Mundial (1939 a 1945) surge a necessidade de uma união cada vez mais estreita entre os povos da Europa, tendo como objetivo preservar a paz e a prosperidade, desta forma, revelou-se necessário criar um grupo ou comunidade que reunisse esforços, ideias e bens, para abordar problemas comuns e assim obter melhores condições de vida.
9-Qual a diferença entre Mercado Comum, União Aduaneira e livre comércio?
Zona Livre do Comércio – redução ou eliminação das tarifas alfandegárias (imposto de entrada ao país). Exemplo: Nafta, ALCA e Apec.
União Aduaneira – como a Zona Livre do Comércio, também tem o objetivo de reduzir ou eliminar as tarifas alfandegárias. Nesse modelo, existe as mesmas taxas de importação e exportação para todos os países membros.
Mercado Comum – livre circulação de produtos, pessoas, capitais e serviços.
Exemplo: MERCOSUL





10- Qual o objetivo do Caricom?
O objetivo é ajudar os países membros das comunidades a transformar o processo de integração regional que estão desenvolvendo num efeito instrumento para inserção desses pequenos estados na economia global
11- Qual razão do conflito Mercosul x Nafta ?
?

12-Qual seria a solução para a atual crise atinge o capitalismo?
O capitalismo só poderá sobreviver, com nova roupagem, sobre a base de um grau ainda maior de superexploração do trabalho.

13- O que você acha sobre a atual crise que atinge o pais da UE.
Motivo principal que levou a união européia a atual crise é o fato de que criou-se a moeda única que é o EURO,mas não ouve acordo político ou seja algumas instituição que regulariam esta moeda nos estados membros,ou então cada estado pode gerir a moeda a sua maneira.



Alunos:
Barbara Marquezin
Eduarda Scacalossi
Heike Felipe Batista
Isadora Breseghello

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Blocos Econômicos _ ALCA

Grupo da Fernanda Mendes
Trabalho de Geografia
1-Principais objetivos:
ASEAN: Estimular o comércio de produtos e serviços entre os países membros (visando o crescimento econômico), criar condições de estabilidade política e econômica na região, permitir um ambiente mais propício ao comércio e proporcionar a integração cultural e o desenvolvimento social na região.
Mercosul: Livre circulação de bens, serviços e fatores produtivos, adoção de uma política externa comum e a harmonização das legislações nacionais.
CDEAO: incluir a criação de zonas de comércio livre, uniões aduaneiras, de um mercado único, um banco central, uma moeda comum e, assim, estabelecer uma união econômica e monetária.
CEI: Criar uma federação no lugar do antigo regime autoritário-soviético.
APEC: redução de taxas alfandegárias.
UE: incrementar a integração econômica e a reforçar a cooperação entre seus estados membros.
Caricon: Incentivar a cooperação econômica entre os membros, promover o livre comércio, o livre movimento do trabalho e do capital; coordenar a agricultura, a indústria e política estrangeira entre os seus países membros.
NAFTA: Eliminar as barreiras alfandegárias, e facilitar o movimento de produtos e serviços entre os territórios dos países participantes, entre outras.
ALCA: controlar todo o comércio da América Latina e Caribe e reforçar as vantagens que tanto as empresas de importação como as de exportação dos EUA já tem sobre as empresas do subcontinente.
2-Cite três membros da ASEAN.
R: Tailândia, Filipinas e Malásia.
3-Comente a política da ASEAN.
R: Um acordo foi estabelecido entre os países do integrantes da ASEAN, foi criado em 1992 a zona livre de comercio, sendo implantada gradativamente até 2008. Foram criados também projetos com o intuito de facilitar a circulação de pessoas de negocio, fortalecendo as instituições da ASEAN e acelera a integração regional dos setores primários.
4-Quais são os membros do MERCOSUL?
R: Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai.
5-O que é mercado comum?
R: Um mercado comum é uma união aduaneira com políticas comuns de regulamentação de produtos e com liberdade de circulação de todos os três fatores de produção (terra, capital e trabalho) e de iniciativa.
6-Por que foi criado o CDEAO?
R: Para acelerar a integração econômica e aumentar a cooperação na esfera política, incluindo o estabelecimento de um parlamento oeste-africano, um conselho econômico e social e um novo tribunal para assegurar a execução das decisões da comunidade.
7- Como surgiu a CEI?
R: Foi criada em 1991, surgiu após a queda da URSS e seu desmembramento sucessivo.
A CEI foi criada para manter uma relação de dependência entre a Rússia e os antigos países da união soviética, pois assim os países ainda teriam o amparo russo agora que não possuíam apoio econômico e a Rússia teria uma vantagem econômica sobre seus antigos territórios
8- Como e por que surgiu a UE?
R: Após a destruição provocada pela Segunda Guerra Mundial (1939 a 1945) surge a necessidade de uma união cada vez mais estreita entre os povos da Europa, tendo como objetivo preservar a paz e a prosperidade.
Desta forma, revelou-se necessário criar um grupo ou comunidade que reunisse esforços, ideias e bens, para abordar problemas comuns e assim obter melhores condições de vida.
Em 1952 a França, a Itália, o Luxemburgo, a Bélgica, a Alemanha e a Holanda, criaram um processo de cooperação e integração designada por CECA depois a CEEA e a CEE vários países foram fazendo parte do grupo e em 1992, o tratado da União Europeia, assinado em Maastricht, representa uma nova etapa da integração europeia. Nele se fixou um calendário para a criação da moeda única (Euro) que é a realização lógica do processo de construção de um mercado sem fronteiras.
9- Qual a diferença entre mercado comum, união Aduaneira e livre comercio?
R: Mercado comum: quando dois ou mais países decidem, a partir da situação de uma união aduaneira, liberar o fluxo de mão-de-obra e capital;
Uma União aduaneira é um acordo feito entre países, com amplos objetivos, abrangendo a criação de regras comuns de comércio com países exteriores ao acordo.
Área de livre comércio: quando dois ou mais países optam por promover uma alíquota tarifária de importação igual a zero, mutuamente; ex: NAFTA; ALCA;
10- Principais características do CARICON:
R: O Mercado Comum e Comunidade do Caribe (Caricom), criado em 1973, é um bloco de cooperação econômica e política formado por 14 países e quatro territórios. O bloco marca para 1999 o início do livre comércio entre seus integrantes.
CARICOM decidiu, em uma estratégia de desenvolvimento integrado para traçar seu caminho para o século 21. Esta estratégia, elaborada na Declaração de Grand Anse tem como suas principais características.
O aprofundamento da integração econômica, avançando para além de um mercado comum para o Mercado Único e Economia.
Alargar a participação e ampliando a massa econômica da Comunidade do Caribe - assim, Suriname e Haiti foram admitidos como membros de pleno direito em 1995 e 2002, respectivamente.
Progressiva inserção da região no comércio mundial e do sistema económico, o reforço dos laços comerciais com parceiros não-tradicionais
11-Qual a razão do conflito MERCOSUL x NAFTA?
R: Os 2 tem os mesmos objetivos, apenas com membros diferentes . O NAFTA não tem o apoio dos países sul-americanos, pois eles preferem participar do MERCOSUL porque previam que se participassem do NAFTA seriam controlados pelos EUA.
12- Qual seria a solução para a atual crise que atinge o capitalismo?
R: Pressão dos movimentos sociais e políticos para redefinir os objetivos fundamentais do capitalismo, generalizar a democracia a todas as instituições, não somente políticas e econômicas mas também nas relações humanas e dar atenção a todas as culturas, religiões, filosofias etc.
13- O que você acha sobre a atual crise que atinge os países da UE.
R: A economia européia está em sua pior recessão desde os anos 1930. Político rápido evitado um colapso financeiro, mas girando a recuperação em curso em crescimento sustentado requer uma ação em cinco desafios: aumentar a produção potencial, aumentando a flexibilidade do mercado de trabalho, preparando a consolidação orçamental, facilitando o comércio intra-UE, ajuste e descontrair os desequilíbrios globais. A Europa também precisa de um quadro de gestão de crises melhorada, para que isso aconteça novamente.
Alunas: Ana Laura, Betânia, Mariana, Giovana e Julia.
8ª série
Parabéns pelo trabalho

Exposição dos Trabalhos da 8ª série

Blocos Esconômicos _ MERCOSUL
Grupo da Betânia

sábado, 19 de maio de 2012

Coisas do Sistema Capitalista

O pensamento elaborado por Karl Marx e Friedrich Engels, ao criticarem o modelo capitalista, fundamentou-se no chamado materialismo dialético, de acordo com o qual o motor da história é o desenvolvimento das forças produtivas. Nesse contexto, o marxismo se identifica na hostilidade e agressividade dos grupos humanos, resultante das relações sociais e da luta de classes, a saber: uma classe dominante, que explora e detém o capital, e outra submetida, o proletariado, que contribui para reproduzir o capital e que vende a sua força de trabalho, empreendendo a sua jornada em troca do salário. Desta forma, o marxismo tende a encontrar na história a causa dos desentendimentos humanos. No exame da UNESP de 2011, uma questão bastante interessante foi abordada, mencionando a obra Mal-estar da civilização, em que Sigmund Freud afirma: "os comunistas acreditam ter descoberto o caminho para nos livrar dos males, considerando os homens inteiramente bons e bem dispostos para com seu próximo, mas que a instituição da propriedade privada corrompeu-lhes a natureza...". Freud, no decorrer do livro, não concorda com a visão marxista, a qual lhe parece pouco consistente e ingênua, já que acredita em uma bondade natural humana. Ele analisa o homem natural e universal e identifica o homem como portador de conflitos interiores que lhes são inerentes. A condição humana (ego) implica em conflitos entre o id e o superego, que cristaliza o ser social e suas expectativas. Freud não entende a propriedade privada como causa da hostilidade entre os homens. Para Marx, tal situação é causada pela hostilidade humana, com raízes históricas, mas para Freud ela teria suas causas na natureza psicológica do homem. Sweatshops: uma realidade em expansão Mais e mais utilizada nos últimos anos, a expressão sweatshops (fábricas de suor) indica uma situação de exploração extrema dos trabalhadores por um salário abaixo do mínimo necessário à sobrevivência, pela ausência de qualquer forma de garantia ou proteção trabalhista, pela exploração de crianças, pelas condições de trabalho perigosas para a saúde ou por ameaças, moléstias sexuais e abusos físicos e psicológicos no local de trabalho. De acordo com a organização Global Exchange, os trabalhadores em El Salvador envolvidos na produção de tênis, que nos Estados Unidos apresentam um alto preço, ganham centavos de dólares nos pares produzidos. Na China, a exploração chega a provocar no trabalhador uma doença de nome guolaosi, por hipertrabalho, podendo levar à morte súbita. Porém, ao contrário do que se poderia esperar, os sweatshops não são realidade exclusiva da produção econômica apenas de países do Sul. Elas ocorrem em países do Leste Europeu e até mesmo nos Estados Unidos. De acordo com a ONG CorpWatch, sediada em Los Angeles, dois terços dos imigrantes que trabalham em confecção de roupas não recebem o salário mínimo garantido pela lei. Tais condições trabalhistas apresentadas denotam a exploração do modelo capitalista, mas também podem ser observadas em outro modelo – o socialista de mercado –, uma vez que se repete na China.