sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Texto Complementar _ Mata Atlântica

Rebeca Prette rebecapretteborba@hotmail.com 27 set (1 dia atrás) para mim 1- Como é o funcionamento da Mata Atlântica? R: É um conjunto de ecossistemas, no litoral e na floresta. 2- O que significa o funcionamento harmonioso da floresta? R: vida para a mata, as bromélias, plantas de rara beleza, brotam no chão ou em caules, servindo de reservatório d' água para insetos, pássaros e pequenos animais, como o mico-leão. 3- Quais são os principais dispersores de sementes na Mata Atlântica? R: Insetos, pássaros, pequenos animais, mico-leão. 4- Qual é a função dos animais da fauna atlântica? R: O tatu por exemplo, ao cavar a terra, está oxigenando o solo. Tem sido usado também para estudar a Lepra. Nome: Rebeca Prette Nº: 24 Série: 6ª Prof: Luciane Tonete

Pesquisa sobre a História do Município _ Macaubal

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS E BIODIVERSIDADE NO BRASIL (lista de reprodução)

DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS E BIODIVERSIDADE NO BRASIL (lista de reprodução)

Tarefa_ Geografia_ 7º ano _ 3º Bimestre

Aula 33 _ Relembrando a Biosfera 1. Explique como a ação entre a atmosfera, hidrosfera e litosfera produz a biosfera. A atmosfera tem o oxigênio, a hidrosfera, a água e litosfera, o solo que permite a fixação. 2. Explique com suas palavras, o que é: _ Ecossistema: Unidade entre meio ambiente e comunidade biológica em equilíbrio. _ Cadeia alimentar: troca de energia entre os seres vivos a partir da alimentação. 3. Observe, com atenção, o mapa com os biomas terrestres. Localize, no mapa, países onde aparece o bioma: a) Deserto: Egito, Chade, Líbia, Argentina e China. b) Tundra: Canadá e Rússia. c) Floresta Temperada: França e Alemanha d) Floresta Tropical: Brasil e Congo Aulas 34 e 35 Biosfera do Brasil I 1. Defina o Domínio Natural. É a combinação entre relevo, o clima e a cobertura vegetal. 2. O que são áreas de transição? Locais onde ocorre a interpenetração dos elementos dos domínios próximos, produzindo uma paisagem diferente. 3. Localize, no mapa a seguir, os domínios morfoclimáticos brasileiros, e construa a legenda: I. Amazônico II. Cerrado; III. Caatinga IV. Mares de Morros; V. Araucárias; VI. Campos VII. Faixa de transição. 4. Observe a imagem a seguir. a) A que bioma brasileiro se refere? Mata Atlântica. b) Quais as suas características? Mata fechada, grande biodiversidade, árvores altas. c) Que interferência vem sofrendo? Desmatamento. Aula 36 e 37 _ A Biodiversidade no Brasil II 1. Como você caracterizaria o domínio do cerrado? Relevo de planaltos tabulares; Clima tropical semiúmido; Vegetação de arbustos retorcidos associado a vegetação rasteira. 2. Quais as condições morfoclimáticas que dão sustentação ao aparecimento da caatinga? Relevo de depressão; Clima semiárido. 3. Observe as imagens a seguir: a) A que biomas brasileiros se referem? I. Campos e II Mangue b) Quais as suas características? I. Vegetação rasteira, herbácea. II. Vegetação litorânea, grande biodiverdiade, plantas com raízes aéreas.

Tarefa_ Geografia_ 8º ano _ 3º Bimestre_ aulas 35 e 36

Aula 35 1.Explique, com suas palavras, por que os países desenvolvidos “dividem” o espaço geográfico entre si. Porque cada um deles influenciou a economia de várias áreas, quer direta ou indiretamente. 2. Qual o papel das empresas multinacionais nesse processo de influência dos países ricos? Elas controlam o processo de produção interna do país. 3. Na atual ordem mundial, o Brasil se encontra sob a influência de que país rico? Dê exemplos dessa influência. EUA, União Europeia, Japão. 4. Observe, com atenção o mapa da nova Ordem Mundial e reflita: a) A demarcação das áreas de influência dos 3 grandes centros é rígida, isto é, eles atuam somente nesses limites? Por quê? A Nova Ordem Mundial Nos últimos anos, principalmente de 1989 a 1991, o mapa-múndi político sofreu transformações radicais. Novos estados-nações (países) surgiram e outros desapareceram. Como exemplo disso, podemos citar a antiga Alemanha Oriental, hoje uma província da Alemanha reunificada. Ou antiga Tchecoslováquia, hoje em dois novos estados-nações: a República Tcheca e a Eslováquia. Contudo, as mudanças mais surpreendentes aconteceram na Iugoslávia e na União Soviética. A Iugoslávia, além de ter sido dividida em cinco novos países(Croácia, Eslovênia, Bósnia, Macedônia e Iugoslávia), conheceu uma sangrenta guerra civil pela partilha da Bósnia-Herzegóvina. A União Soviética, por sua vez, viu-se obrigada a fragmentar-se em 15 nações independentes. Do ponto de vista geopolítico, é possível comparar esse período a um outro do nosso século, quando também aconteceram mudanças profundas no mapa-múndi, por ocasião da segunda guerra mundial. Nesses dois momentos ocorreram não apenas mudanças geopolíticas, mas também uma crise de uma ORDEM MUNDIAL e a emergência de uma outra. Antes da segunda guerra mundial havia uma ordem multipolar, ou seja, com base em vários pólos ou centros de poder que disputavam a hegemonia internacional: Inglaterra, ex-grande e exclusiva potência mundial no século XIX, em decadência hegemônica; a França e em especial a Alemanha, grandes concorrentes no continente europeu; os EUA, grande potência da América; o Japão, que se lançava numa aventura imperialista no leste e sudeste asiático; e por fim a imensa Rússia, fortemente militarizada. O final da grande guerra trouxe um novo cenário: as potências européias estavam arrasadas e conseqüentemente seus impérios na Ásia e África; o Japão, igualmente arrasado, perdeu as áreas que havia conquistado no extremo oriente(Coréia, Manchúria, partes da Sibéria, etc.). Duas novas potências mundiais – EUA e União Soviética – lotearam o mundo entre si. Foi a época da BIPOLARIDADE, a nova ordem mundial, que durou cerca de 45 anos, desde o final da segunda guerra até meados de 1991. O mundo bipolar foi marcado pela eterna disputa entre capitalismo e socialismo, tendo os EUA e a União Soviética de cada lado, respectivamente. Os EUA, líderes político-econômicos do mundo capitalista . A União Soviética, a guardiã e o exemplo a ser seguido no mundo socialista. Esse Status que começou a ser mudado com a ascensão do Japão e da Europa Ocidental, que passaram a disputar a supremacia internacional com os EUA, e ao esgotamento do modelo soviético. A Regionalização do Espaço Mundial Existem inúmeras divisões do espaço geográfico mundial, mas podemos separar duas formas de regionalização mais conhecidas e utilizadas. Uma é a setorização da Terra por critérios naturais, em especial pelos continentes. A outra é a divisão do espaço mundial por critérios sociais ou político-econômicos: o Norte(países ricos e industrializados) e o Sul(países pobres ou subdesenvolvidos). A primeira classificação tem como base a geologia, ou seja, o resultado de uma divisão natural operada ao longo do tempo geológico, que separou os continentes. A segunda forma de classificar toma como referência a sociedade. É uma divisão do espaço com base em elementos político-econômicos. O homem aqui é visto como agente principal, transformando o seu meio natural. De forma simplificada, podemos afirmar que aqueles estudos que têm na Terra(natureza) o seu referencial, fazem parte da chamada geografia tradicional. Por outro lado, também simplificando um pouco, podemos dizer que aqueles estudos que referenciam-se na sociedade, enquadram-se na chamadageografia crítica. Trata-se de uma geografia que entende o espaço geográfico como produto da atividade humana. Dos Três Mundos à Oposição Norte/Sul A regionalização do espaço mundial com base em critérios sociais sempre está ligada ordem internacional que prevalece num certo momento, ao equilíbrio instável dos países e os grupos de países, à disputa (ou cooperação) entre as grandes potências mundiais. Após 1945 o mundo dividiu-se em três "mundos" ou conjuntos de países: o primeiro mundo(países capitalistas desenvolvidos); o segundo mundo (países socialistas ou de economia planificada); e o terceiro mundo (áreas periféricas ou subdesenvolvidas, com freqüência marcadas por disputas entre capitalismo e socialismo). Para entendermos a regionalização atual, dos anos 90 e início do século XXI, temos que estudar a crise do segundo mundo e como essa crise vem reforçando a oposição entre o Norte e o Sul. Os Sistemas Sócio-Econômicos Capitalismo e socialismo são dois tipos de sistemas bastante diferentes entre si. Podemos dizer que o capitalismo caracteriza-se por apresentar umaeconomia de mercado e uma sociedade de classes. O socialismo, por sua vez, basicamente constitui-se por uma economia planificada e uma sociedadeteoricamente sem classes. A sociedade capitalista é dividida basicamente em duas classes sociais: a burguesia, composta pelos capitalistas, donos dos meios de produção(fábricas, bancos, fazendas, etc.), e o proletariado(urbano e rural), que vive de salários, trabalhando para os donos do capital. No entanto, existem indivíduos que não se enquadram em nenhuma destas classes, como por exemplo os profissionais liberais (advogados com escritório próprio, médicos c/consultório particular, etc.). Na economia planificada, o elemento principal do funcionamento do sistema econômico (produção, consumo, investimentos, etc.) é o plano e não o mercado. Nesse sistema os meios de produção são públicos ou estatais, quase não existindo empresas privadas. Teoricamente, não deveria haver estratificação social nesse sistema, mas o que se verificou na prática foi o surgimento de uma elite burocrática que dirigia o sistema produtivo, constituindo-se em nova classe dominante. O Reforço das disparidades entre o Norte e o Sul Com a crise do mundo socialista, aumenta a oposição entre o Norte e o Sul. Isso, porque deixa de haver o conflito LESTE/OESTE, ou seja, entre osocialismo real o capitalismo. As duas superpotências das últimas décadas tinham um poderio avassalador e nenhum conflito importante no plano mundial deixava de ter a participação direta ou indireta delas. Nessa época, a oposição entre o Norte rico e o Sul pobre nunca transparecia claramente, porque estava sempre abafada pelo conflito LESTE/OESTE. O segundo mundo chegou a abranger cerca de 32% da população mundial no início dos anos 80, mas hoje ele praticamente não existe mais. Assim, colocando-se os antigos países socialistas mais pobres ou menos industrializados (China, Mongólia, Camboja, Vietnã, Cuba, etc.) no Sul subdesenvolvido, e os mais industrializados (Rússia, Hungria, Polônia, República Tcheca, etc.) no Norte, temos a oposição entre o Norte desenvolvido, com 23% da população mundial, e o Sul com 71% desse total demográfico. Esta é a principal oposição mundial dos anos 90. As Disparidades tendem a aumentar A oposição entre o Norte e o Sul tem ainda um outro motivo para se acentuar: as desigualdades internacionais, que vêm aumentando desde os anos 80 e devem se agravar ainda mais até o início do século XX. O PNB dos ricos sempre tem aumentado, enquanto os de grande parte dos países pobres tem diminuído, especialmente na África. De forma resumida, podemos dizer que isso se deve ao seguinte: enquanto as economias mais avançadas estão atravessando a chamada Revolução técnico-científica, com substituição de força de trabalho desqualificada por máquinas, com a expansão da informática, etc., os países mais pobres só têm duas coisas a oferecer – matérias-primas e mão de obra barata -, e esses elementos perdem valor a cada dia. Somente os países com uma força de trabalho qualificada (resultado de um ótimo sistema educacional) e tecnologia avançada é que possuem condições ideais para o desenvolvimento.. O Subdesenvolvimento De forma sucinta, podemos definir o subdesenvolvimento como uma situação econômico-social caracterizada por dependência econômica e grandesdesigualdades sociais. Subordinação ou dependência econômica Todos os países do Sul ou do terceiro mundo são economicamente dependentes dos países desenvolvidos. Tal dependência manifesta-se de três maneiras: I. Endividamento externo – normalmente, todos os países subdesenvolvidos possuem vultosas dívidas para com grandes empresas financeiras internacionais. II. Relações comerciais desfavoráveis – geralmente, os países subdesenvolvidos exportam produtos primários (não industrializados), como gêneros agrícolas e minérios. As importações, por sua vez, consistem basicamente de produtos manufaturados, material bélico e produtos de tecnologia avançada (aviões, computadores, etc.). Esta relação comercial revela-se terrivelmente desvantajosa , pois os artigos importados têm valor agregado bem maior do que os exportados, e ainda se valorizam mais rapidamente. III. Forte influência de empresas estrangeiras – nos países subdesenvolvidos, boa parte das principais empresas industriais, comerciais, mineradoras e às vezes até agrícolas é de propriedade estrangeira, possuindo a matriz nos países desenvolvidos. São as chamadas multinacionais. Uma grande parcela dos lucros dessas empresas é remetida para suas matrizes, o que provoca descapitalização no terceiro mundo. Grandes Desigualdades Sociais Em todos os países subdesenvolvidos, a diferença entre ricos e pobres é muito mais acentuada do que nos países desenvolvidos. Por exemplo, na Colômbia, 2,6% da população possui 40% da renda nacional; no Chile, 2% dos proprietários possuem 50% das terras agrícolas. Dessa forma, a população de baixa renda acaba sofrendo de sérios problemas de subnutrição, falta de moradias, atendimento médico-hospitalar inadequado, insuficiência de escolas, etc. Como Definir a Nova Ordem? A nova ordem costuma ser definida como multipolar. Isso quer dizer que existem vários pólos ou centros de poder no plano mundial. Hoje temos três grandes potências mundiais de poderio econômico, tecnológico e político-diplomático: EUA, Japão e a União Européia. Assim, o século XX começou com uma ordem multipolar, passou para a bipolaridade e termina com uma nova multipolaridade. Que diferenças existem entre a multipolaridade deste fim de século e aquela do início? A primeira grande diferença é que no início do século havia somente um agente no cenário internacional: o Estado Nacional (como, por exemplo, Inglaterra, Alemanha, etc.) e tudo girava ao redor de suas relações econômicas e político-militares. Já nos dias hodiernos há um relativo enfraquecimento do estado-nação e um fortalecimento de outros agentes internacionais – a ONU, em primeiro lugar, e também as empresas multinacionais e as diversas organizações mundiais (governamentais e não-governamentais) que atuam nas áreas ambiental, econômica, cultural, técnica, etc. Em segundo lugar, no início do século vivia-se uma situação de pré-guerra: as rivalidades entre potências conduziam inevitavelmente a conflitos bélicos entre si, o que ocorreu efetivamente de 1914 a 1918 e novamente de 1939 a 1945. Hoje isso é extremamente improvável de acontecer, pois no lugar de uma disputa acirrada pela hegemonia mundial, existe uma crescente cooperação , uma interdependência, inclusive com a criação de mercados regionaisou blocos econômicos. Dessa forma, as três grandes potências são ao mesmo tempo rivais e associados, possuem alguns interesses conflitantes e inúmeros outros em comum. A ordem mundial era tida como dicotômica ou dualista, ou seja, predominava a oposição entre o bem e o mal, entre o capitalismo e o socialismo. A nova ordem é pluralista, ou seja, possui várias frentes de oposição, como RICOS/POBRES; CRISTÃOS/MUÇULMANOS(ISLÂMICOS); INTERESSES MERCANTIS/CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA, etc. Fonte: disponível em www.vestibular1.com.br Aula 36 1. Compare o Nordeste com as Pradarias Centrais dos EUA quanto: Hidrografia, recursos naturais e organização agropecuária. Nordeste { _ área de produção mecanizada (belts) de consumo na própria área urbana (trigo, milho, laticínios; Região dos Grandes Lagos e São Lourenço; Ferro, petróleo e carvão. Pradarias Centrais { Produção de algodão, frutas e gado de corte no meio-oeste; Bacia do Mississipi; Petróleo. 2. Analise a facilidade de ocupação na área da Flórida e a dificuldade na área das montanhas Rochosas, segundo os elementos geográficos que lhe são característico, explicando-os. Flórida: área de planície, com clima mais ameno, onde se produzem frutas cítricas e há turismo, graças as praias; Montanhas Rochosas: área montanhosa, com desertos entre as várias cadeias e as áreas mais frias no topo, vegetação mais rarefeita, aproveitada para atividades de pecuária.

JORNAL NACIONAL - QUEDA DO MURO DE BERLIN

Tarefa_ Geografia_ 8º ano _ 3º Bimestre

Aula 32 1. Como você caracterizaria um país desenvolvido? Pela DIT e pelo IDH. 2. O que significa a expressão “Norte rico”? Ali se concentram os países mais ricos, enquanto os países pobres ficam concentrados no sul. 3. No mapa a seguir, identifique os países desenvolvidos em cada continente.
Aulas 33 e 34 A Informática está presente hoje, em todas as esferas da vida e nos mais variados bens de consumo.  Faça uma pesquisa sobre a história do computador e aponte: a) Como ele mudou o mundo da Produção? Ele procurou facilitar a vida automatizando processos que eram feitos manualmente . Com isso a idéia sempre foi aumentar a produtividade para que as pessoas tivessem mais conforto e uma vida melhor. Mas, nem sempre é o que ocorre pois, as pessoas trabalham cada vez mais e vivem cada mais em função da tecnologia. Por isso, muita gente não saberia viver sem tecnologia ou as facilidades que ela proporciona. b) Como ele mudou o mundo do trabalho? IMPACTO DOS COMPUTADORES NA SOCIEDADE Silvia de Castro Bertagnolli SANTA MARIA - 1997 - Vivemos na era do excesso de informação, tudo que nos rodeia é informação  política, esportes, ciência, telefones, educação, tevê, tecnologia e computadores… Tornou-se claro que esta era necessitava de algo com tecnologia voltada para armazenar, qualificar, comparar e exibir as informações em alta velocidade, esta era precisava de COMPUTADORES. Há pouco tempo o computador entrou na linguagem, na cultura e na vida do brasileiro de todas as classes sociais. Porém, somente uma parcela da população tem acesso contínuo e permanente desta máquina. Em termos de posse, pouco mais de 1% da população do país tem um micro em casa. Esta máquina se instalou como elemento na vida nacional das favelas às novelas ela foi se popularizando, domesticando-se e infiltrando-se nos assuntos do dia-a-dia do cidadão. Esta tecnologia tornou-se tão fenomenal que quando entramos em um supermercado podemos ver ao lado de um liqüidificador um computador. Houveram alterações em várias áreas tais como: bancária, saúde, educação, empresarial, industrial, comercial, trânsito e cultural. Na área bancária a movimentação de dinheiro, a disponibilidade de informações, os caixas eletrônicos a automatização das tarefas cresceram de maneira assustadora. Porém, este crescimento foi muito rápido e algumas camadas, ou a maioria, da população não estava e nem está adaptada para lidar com softwares complexos e tanta tecnologia. A saúde consegue, através desta tecnologia, prever doenças antes mesmo delas ocorrerem e diagnosticá-las de forma mais clara e precisa. Os médicos se comunicam entre si muito mais rápido usando as redes de computadores. A revolução desta tecnologia atingiu a vida das crianças tanto na escola como em casa gerando uma grande discussão : "O computador pode ser usado no aprendizado de crianças de 1° e 2° graus ? ". As crianças deixam de se relacionar com outras crianças, limitam o seu espaço de brincadeiras à frente do computador, o aspecto "criança tem que brincar" perde-se em meio a tantos jogos e as maravilhas que a Internet proporciona. Porém, o raciocínio torna-se mais rápido e perceptivo. Se a criança sabe diferenciar a hora de brincar da hora de viver e acima de tudo não "viciar" os computadores devem ser aliados dos pais e professores na hora de educar. As empresas tem cada vez mais adotado os computadores em sua realidade tanto para obtenção de seu lucro como para satisfação total do cliente. Em algumas lojas já é possível comprar e receber o seu carnê de prestações no mesmo instante, assim como o seu cartão de crédito. Qualidade de serviços e atendimento personalizado são características que agradam o cliente e que só foram possíveis depois que o computador ingressou nesta área. A maior inovação que os computadores trouxeram para os setores comerciais e industriais foi o uso de redes de computadores as quais viabilizam o uso de recursos remotos, fornecem um meio de comunicação entre pessoas dispersas geograficamente, a possibilidade e facilidade de acesso e o compartilhamento de informações. Até mesmo o trânsito de grandes avenidas, o tráfego de trens e metrôs é controlado por esta nova e surpreendente tecnologia. Softwares foram criados para que as pessoas não se percam em grandes cidades e até mesmo softwares que auxiliam no controle de trilhos e na prestação de serviços (área de entrega de mercadorias). No século passado o maior impacto sofrido foi a invenção das fábricas, a qual somou elementos humanos e elementos mecânicos para produzir bens em quantidades impensáveis, o mundo começava então, a viver a era da linha de montagem. Hoje, às vésperas da virada do século o americano Warren Bennis (autor de livros sobre negócios) diz que: " a fábrica do futuro terá apenas dois empregados  um homem e um cachorro. A função do homem será alimentar o cão. A do animal impedir o homem de tocar no computador". Se esta fábrica do futuro existir mesmo, "Quem será o homem privilegiado que estará empregado ?" "Quantos e quais serão os desempregados ?" . O que está ocorrendo hoje em dia é que as indústrias estão cada vez mais procurando mão de obra especializada e desempregando aqueles que estão ultrapassados em seus conhecimentos. " Para onde vão os desprovidos de novas tecnologias ?" "Eles possuem educação suficiente para perceber que o futuro não é só procurar um novo emprego, mas também estudar as novas tecnologias para se tornarem especialistas ?". O que falta para a população hoje em dia é a educação de procurar estar sempre atualizado nas novas tecnologias e tendências do mercado de trabalho. O que as pessoas necessitam perceber é que o mundo de hoje é muito diferente. Antes a profissão de uma pessoa era passada de geração para geração, hoje em dia aquele que não procura diversificar o conhecimento é um profissional que acabará desempregado. A máquina foi despida de sua roupagem de mero robô, palavra checa que significa "escravo", para vestir-se de um papel menos servil, e mais polêmico : o de pensar além de fazer. c) Como ele mudou sua vida? Leia a frase de Milton Santos: “...quando a ciência se deixa cooptar por uma tecnologia cujos os objetivos são econômicos, tecnocráticos, militares e não sociais, consequentemente não serve à maioria da sociedade e sim só àqueles que detém o seu monopólio”. • Procure no dicionário as expressões grifadas; • Explique, com suas palavras, o que Milton Santos quis dizer; • Dê exemplos atuais da verdade dessa afirmação. Coopta _ Conjugar v. tr. 1. Agregar, associar. 2. Admitir numa corporação, com dispensa das condições ou formalidades ordinariamente exigidas. Tecnocrático _ relativo a tecnocracia _ (inglês technocracy) s. f. Sistema de organização política e social fundado no predomínio dos técnicos. Monopólio _ Privilégio que dá o exclusivo de uma indústria ou do comércio de um artigo. Fonte: Dicionário Priberam da Língua Portuguesa. A frase indica que a ciência pode ser utilizada para o bem social, assim como para obter poder.

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Evolução da Agricultura e a distribuição de alimentos

Sustentabilidade - Debate Rio +20

A Rio+20 e a economia verde _ Aulas 33 a 36 de geografia

8ª série - Geo Aula 34 e 35

Aula 34 _ A atividade agrícola no mundo Sitema Intensivo _ belts _ EUA Sistema moderno, com alto nível de mecanização, alto uso de insumos e alta produtividade. O território é dividido em faixas (cinturões) segundo as condições climáticas, especializadas num produto (trigo, milho, algodão e frutas). Sistema Intensivo _ policultura _ países da Europa Alto nível de produtividade utilizando mecanização, insumos agrículas, seleção de mudas e sementes. Sistema intensivo _ Jardinagem _ Ásia As máquinas são substituídas pela grande quantidade de mão de obra. Usam-se as técnicas de curvas de nível e do terraceamento. Plantation _ Latifúndios monocultores _ países da América, África e Ásia. Sistema extensivo, utilizando técnicas rudimentares, inclusive a queimada, com baixa produtividade. Hoje, em certos países, há uma modernização com etapas feitas à máquinas ( ex. Brasil). Subsistência _ países pobres. Sistema extensivo, com técnicas rudimentares, uso de queimadas e esgotamento de solos, que são abandonados devido a baixa produtividade. Roça _ uso de queimada _ países da África e da América. Sistema extensivo, técnicas rudimentares, esgotamento e abandono do solo. Hidroponia _ técnica com controle ambiental e de drenagem. As mudas são colocadas em cânulos com água e ali crescem. Sistema intensivo usado, sobretudo, na produção de hortaliças para os grandes centros. Terraceamento _ técnica utilizada em áreas montanhosas para produção de alimentos, cuidados manualmente ou com máquinas manuais. Jardinagem e Sistema intensivo. Polders _ técnica que faz aproveitamento de áreas inundadas pelo mar, através de um sistema de drenagem da água salobra. Sistema intensivo. Estufa _ técnica que controla as condições ambientais (temperatura, drenagem), com plantio em terra. Sistema intensivo utilizado para produção junto aos grandes consumidores. • Quais os problemas ambientais que você pode apontar, obervando as fotos e as técnicas utilizadas? Uso de agrotóxicos, erosão, desertificação, desmatamento, salinização, esgotamento dos solos, contaminação de solos e mananciais; Tarefa: 1. Caracterize o sistema intensivo de produção agrícola. É um sistema que se utiliza de técnicas mais modernas, da seleção de sementes e de mudas; é normalmente feito em áreas menores, com ampla utilização dos solos disponíveis, usando grande quantidade de agrotóxicos e com alta produtividade. 2. Caracterize o sistema extensivo de produção agrícola. É um sistema que se caracteriza por ocupar grandes áreas, com baixa utilização de insumos, com abandono de solos empobrecidos e com baixa produtividade. 3. a) Polders: Agricultura intensiva, policultura; b) Roça: agricultura de subsistência, em pequenas propriedades. Aula 35 _ A distribuição agropecuária no mundo  Características dos sistemas agrícolas: Os países desenvolvidos _ sistema intensivo, com práticas modernas. Os países subdesenvolvidos _ sistema extensivo ou jardinagem.  Considere os países mais populosos: Qual característica de sua agricultura? Uso de sistema de mão – de - obra, baixa produtiva. Quais os produtos principais? Cereais, principalmente o arroz. Quais são os grandes consumidores? EUA, Alemanha, Reino Unido, França, China e Japão. Quais os grandes exportadores? EUA, Canadá, Holanda, França, Dinamarca, Espanha, China e Austrália.  Considere os países subdesenvolvidos: Quais os principais produtos agrícolas? Produtos tropicais: cana, cacau, frutas. Como é feita sua produção? Monocultura de exportação _ Plantation Quem são seus consumidores? Os países desenvolvidos. Aula 36 _ Os impactos ambientais produzidos pela agricultura Exemplos de países onde pode ocorrer; erosão e esgotamento do solo: Países da região do Sahel, na África, por estarem localizados em áreas desérticas. Desertificação: Deserto do Atacama _ Chile Deserto do Saara _ Norte da áfrica Deserto Australiano _ Gibson, Victória, Simpson, Tanami, Grande Deserto de Areia _ Austrália. Deserto de Gobi _ China Deserto do Kalaari _ Sul da África. Qual sistema agrícola que mais utiliza os agrotóxicos? Sistema intensivo. Dê exemplos de países onde ocorrem as situações descritas no texto. EUA, Canadá e Brasil.

9º ano - Geografia _ Correção de Tarefas

Aula 33 _ O Desenvolvimento Econômico e seu custo Ambiental Grandes Problemas Ambientais  Poluição  Esgotamento de reservas hídricas e de seus recursos naturais  Perda de biodiversidade Grandes Problemas Sociais  Ocupação irregular dos espaços  Violências  Migrações  Desemprego Tarefa: 1. Por que, até agora, usamos uma visão socioeconômica para explicar o mundo em que vivemos. R. Porque, dentro do sistema capitalista, o valor é dado pela quantidade de riquezas dos países. 2. De dentro dessa perspectiva, o que são os recursos naturais? R. Também são vistos como mercadorias, ou seja, pelo seu valor, em dinheiro, no mercado. 3. Durante a aula, fizemos um levantamento sobre os grandes problemas ambientais e sociais do mundo contemporâneo. Escolha um deles e crie uma composição para representá-lo. R. Violência é um comportamento que causa intencionalmente dano ou intimidaçãomoral a outra pessoa, ser vivo ou dano a quaisquer objetos. Tal comportamento pode invadir a autonomia, integridade física ou psicológica e mesmo a vida de outro; O Bullying _ que em inglês significa valentão. É o conceito de todos os tipos de agressão verbal e física, que acontecem com frequência e sem motivo. Sua concentração é no ambiente escolar. Dados estatísticos Fonte: UNESCO  a cada 13 minutos um brasileiro é assassinado;  a cada 7 horas uma pessoa é vítima de acidente com arma de fogo no Brasil;  um cidadão armado tem 57% mais chance de ser assassinado do que os que andam desarmados;  as armas de fogo provocam um custo ao SUS de mais de 200 milhões de reais;  no Brasil, por ano, morrem cerca de 25 mil pessoas vítimas do trânsito e 45 mil morrem de armas de fogo;  em São Paulo, quase 60% dos homicídios são cometidos por pessoas sem histórico criminal e por motivos fúteis.  Violência em Brasília = A cada 4 minutos ocorre um delito no Distrito Federal. São 15 crimes por hora. (Correio Braziliense, 17.01.2007, pág. 25);

terça-feira, 25 de setembro de 2012

6º ano _ Correção das tarefas aulas 37 e 38

1.Por que os fenômenos meteorológicos ocorrem na troposfera e não nas demais camadas da atmosfera? R: Porque nessa zona o calor do sol provoca grandes movimentações, enquanto nas demais temos um ambiente mais estável. 2. Quais são os principais fenômenos meteorológicos? R:Fenômenos atmosféricos são os estados do tempo meteorológico. Nuvens, chuvas, neves, chuvas de granizo e ventos. 3. Esquematize (desenhe), nos espaços abaixo, os tipos de chuva correspondentes: - Frontal - De convecção - Orográfica

6º Ano Aula 37 e 38

Tipos de nuvens Há muitos tipos diferentes de nuvens e cada tipo está associado a um determinado tipo de tempo atmosférico. Os tipos básicos de nuvens são os estratos, os cúmulos e os cirros.
Os estratos são nuvens de aspecto estratificado que cobrem largas faixas horizontais do céu, como um tapete com uma cor cinzenta mais ou menos uniforme. «Stratu» em latim significa «camada» ou «estrato». Formam-se sobretudo na baixa troposfera, em ar estável, e estão associadas a precipitação fraca ou moderada. Desde que a temperatura ambiente não seja demasiado baixa, são compostos por gotículas de água. Os cúmulos são nuvens densas que se formam em ar instável e sobretudo na baixa troposfera e que surgem em blocos ou glóbulos isolados ou agrupados. Quando crescem verticalmente em pilha («cumulus», em latim) até grandes altitudes assinalam trovoadas e tempestades. Os cirros são nuvens que se formam na alta troposfera, compostas por cristais de gelo, que devido à acção dos ventos de grande altitude têm a aparência de novelos muito finos de cabelo branco («cirrus» em latim significa exactamente «cachos de cabelo»). Os cirros estão associadas a tempo agradável.

domingo, 16 de setembro de 2012

Resumos do Leonardo do 8° ano

Produção de texto _ gênero poema _ Título Brasil













Após leitura informativa sobre a Independência do Brasil, fizemos uma roda de reflexão e iniciamos uma poesia coletiva, onde cada aluno criava uma frase que completasse a frase do colega. 
Depois da 1ª estrofe cada um concluiu com suas próprias ideias.
O título foi escolhido através de votação.
Diciplina - Geografia 

sábado, 15 de setembro de 2012

Súplica de uma nação

 Em um belo e rico país... Um povo clamava infeliz! Era dura a labuta... Mas, o povo não desistia da luta. A cada ano que passava Dentro do coração do brasileiro nascia com muita intensidade... Um Amor altaneiro. Um sonho de profilaxia... E de reconstrução. Chega! É hora de por fim a ilusão. Fora esta sábia decisão Que trouxe para a Pátria Libertação. Era 07 de setembro de 1822... Quando D. Pedro declarou emancipação política. Mas, há quem creia... Em tal demagogia. Brasil, livre está! Porém, é grande o engano... Continuamos sob o domínio de um soberano. Quem será nosso opressor? Que a nação causa tanto dissabor! Não é Portugal quem nos fatiga... São negócios escusos... Na pretensão de muitos lucros... Compactuam com as imoralidades político ideológicas. Hoje! Cento e noventa anos depois. Tem-se um sistema sócio-econômico caduco. Há inversão de valores sócio-culturais. Constatamos que a labuta continua... Mais árdua está a luta do povo. Poema que está em meu livro: Poetizando no coração do Brasil. Luciane Assunção Tonete