domingo, 1 de abril de 2012
Descobrindo a cartografia
ESCALA
Você gosta de fotografia?
É muito legal poder tirar fotos e deixar registrados vários momentos de nossa vida, não é mesmo? Se você tem o hábito de fotografar, deve conhecer um recurso chamado zoom. Este recurso serve para nos “aproximarmos” de um objeto ou paisagem que desejamos fotografar, sem que para isso tenhamos que nos deslocar.
Veja os exemplos abaixo de duas fotos tiradas do Cristo Redentor.
Analisando as duas podemos perceber que na imagem “A” é possível ver melhor os detalhes de seu rosto, algo que se torna mais difícil de ser feito na imagem “B”. Contudo, nesta imagem temos uma visão mais ampla, onde nos é possível visualizar a paisagem onde o monumento está localizado.
Tomando como base essa noção de zoom, fica um pouco mais fácil de entender o mecanismo das escalas cartográficas.
Escala é a relação entre a dimensão de um objeto do mundo real e a sua representação. Quanto maior a escala (1:2.000) mais detalhes podem ser vistos e representados. Quanto menor a escala (1:10.000) menor será o detalhamento na representação. Convém destacar que não existe uma escala melhor ou pior do que a outra. O que existe é uma escala mais adequada para o tipo de trabalho que será realizado. Por exemplo, se você vai estudar a cidade do Rio de Janeiro, a escala possivelmente será diferente da utilizada para um estudo envolvendo a América do Sul.
Exemplo:
Um mapa foi elaborado na escala de 1:10.000. Isso quer dizer que a medida de qualquer elemento no mapa é dez mil vezes menor que o elemento no mundo real. Logo, se medirmos com a régua, no mapa, o tamanho de um rio e o resultado for igual a 10 centímetros, isso quer dizer que o rio, na verdade, tem 10 cm X 10. 000 = 100 000 cm = 1000 metros = 1 quilômetro.
Existem duas formas de representar a escala de um mapa: em formato Gráfico ou Numérico.
a) Escala Gráfica:
Representação gráfica da escala numérica sob a forma de uma linha reta, simples ou dupla, graduada onde se representam as distâncias ou medidas do objeto real. A vantagem desta modalidade de escala é a possibilidade de realizar as conversões das distâncias reais e reduzidas sem a necessidade de cálculos.
b) Escala Numérica:
Indica a relação entre o comprimento de uma linha no mapa ou planta arquitetônica e o correspondente comprimento no mundo real. Por exemplo: uma estrada, uma sala, ou um rio. A escala numérica refere-se a medidas lineares. Ela indica quantas vezes foi ampliada ou reduzida uma distância.
Abaixo apresentamos duas ilustrações. A figura “A” é uma ampliação da área do Maracanã retirada de uma folha cadastral originalmente confeccionada na escala 1:2.000. A figura “B” apresenta a mesma área, só que desta vez retirada de uma folha cadastral na escala 1:10.000. Observe com atenção os detalhes presentes nas duas ilustrações. Na escala 1:2.000 podemos ver as quadras, os logradouros, as edificações, as árvores e muitos outros elementos. Já na escala 1:10.000 podemos ver somente as quadras e logradouros, reduzindo assim a quantidade de informações.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe sua opinião!