quinta-feira, 24 de maio de 2012

Blocos Econômicos _ ALCA

Grupo da Fernanda Mendes
Trabalho de Geografia
1-Principais objetivos:
ASEAN: Estimular o comércio de produtos e serviços entre os países membros (visando o crescimento econômico), criar condições de estabilidade política e econômica na região, permitir um ambiente mais propício ao comércio e proporcionar a integração cultural e o desenvolvimento social na região.
Mercosul: Livre circulação de bens, serviços e fatores produtivos, adoção de uma política externa comum e a harmonização das legislações nacionais.
CDEAO: incluir a criação de zonas de comércio livre, uniões aduaneiras, de um mercado único, um banco central, uma moeda comum e, assim, estabelecer uma união econômica e monetária.
CEI: Criar uma federação no lugar do antigo regime autoritário-soviético.
APEC: redução de taxas alfandegárias.
UE: incrementar a integração econômica e a reforçar a cooperação entre seus estados membros.
Caricon: Incentivar a cooperação econômica entre os membros, promover o livre comércio, o livre movimento do trabalho e do capital; coordenar a agricultura, a indústria e política estrangeira entre os seus países membros.
NAFTA: Eliminar as barreiras alfandegárias, e facilitar o movimento de produtos e serviços entre os territórios dos países participantes, entre outras.
ALCA: controlar todo o comércio da América Latina e Caribe e reforçar as vantagens que tanto as empresas de importação como as de exportação dos EUA já tem sobre as empresas do subcontinente.
2-Cite três membros da ASEAN.
R: Tailândia, Filipinas e Malásia.
3-Comente a política da ASEAN.
R: Um acordo foi estabelecido entre os países do integrantes da ASEAN, foi criado em 1992 a zona livre de comercio, sendo implantada gradativamente até 2008. Foram criados também projetos com o intuito de facilitar a circulação de pessoas de negocio, fortalecendo as instituições da ASEAN e acelera a integração regional dos setores primários.
4-Quais são os membros do MERCOSUL?
R: Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai.
5-O que é mercado comum?
R: Um mercado comum é uma união aduaneira com políticas comuns de regulamentação de produtos e com liberdade de circulação de todos os três fatores de produção (terra, capital e trabalho) e de iniciativa.
6-Por que foi criado o CDEAO?
R: Para acelerar a integração econômica e aumentar a cooperação na esfera política, incluindo o estabelecimento de um parlamento oeste-africano, um conselho econômico e social e um novo tribunal para assegurar a execução das decisões da comunidade.
7- Como surgiu a CEI?
R: Foi criada em 1991, surgiu após a queda da URSS e seu desmembramento sucessivo.
A CEI foi criada para manter uma relação de dependência entre a Rússia e os antigos países da união soviética, pois assim os países ainda teriam o amparo russo agora que não possuíam apoio econômico e a Rússia teria uma vantagem econômica sobre seus antigos territórios
8- Como e por que surgiu a UE?
R: Após a destruição provocada pela Segunda Guerra Mundial (1939 a 1945) surge a necessidade de uma união cada vez mais estreita entre os povos da Europa, tendo como objetivo preservar a paz e a prosperidade.
Desta forma, revelou-se necessário criar um grupo ou comunidade que reunisse esforços, ideias e bens, para abordar problemas comuns e assim obter melhores condições de vida.
Em 1952 a França, a Itália, o Luxemburgo, a Bélgica, a Alemanha e a Holanda, criaram um processo de cooperação e integração designada por CECA depois a CEEA e a CEE vários países foram fazendo parte do grupo e em 1992, o tratado da União Europeia, assinado em Maastricht, representa uma nova etapa da integração europeia. Nele se fixou um calendário para a criação da moeda única (Euro) que é a realização lógica do processo de construção de um mercado sem fronteiras.
9- Qual a diferença entre mercado comum, união Aduaneira e livre comercio?
R: Mercado comum: quando dois ou mais países decidem, a partir da situação de uma união aduaneira, liberar o fluxo de mão-de-obra e capital;
Uma União aduaneira é um acordo feito entre países, com amplos objetivos, abrangendo a criação de regras comuns de comércio com países exteriores ao acordo.
Área de livre comércio: quando dois ou mais países optam por promover uma alíquota tarifária de importação igual a zero, mutuamente; ex: NAFTA; ALCA;
10- Principais características do CARICON:
R: O Mercado Comum e Comunidade do Caribe (Caricom), criado em 1973, é um bloco de cooperação econômica e política formado por 14 países e quatro territórios. O bloco marca para 1999 o início do livre comércio entre seus integrantes.
CARICOM decidiu, em uma estratégia de desenvolvimento integrado para traçar seu caminho para o século 21. Esta estratégia, elaborada na Declaração de Grand Anse tem como suas principais características.
O aprofundamento da integração econômica, avançando para além de um mercado comum para o Mercado Único e Economia.
Alargar a participação e ampliando a massa econômica da Comunidade do Caribe - assim, Suriname e Haiti foram admitidos como membros de pleno direito em 1995 e 2002, respectivamente.
Progressiva inserção da região no comércio mundial e do sistema económico, o reforço dos laços comerciais com parceiros não-tradicionais
11-Qual a razão do conflito MERCOSUL x NAFTA?
R: Os 2 tem os mesmos objetivos, apenas com membros diferentes . O NAFTA não tem o apoio dos países sul-americanos, pois eles preferem participar do MERCOSUL porque previam que se participassem do NAFTA seriam controlados pelos EUA.
12- Qual seria a solução para a atual crise que atinge o capitalismo?
R: Pressão dos movimentos sociais e políticos para redefinir os objetivos fundamentais do capitalismo, generalizar a democracia a todas as instituições, não somente políticas e econômicas mas também nas relações humanas e dar atenção a todas as culturas, religiões, filosofias etc.
13- O que você acha sobre a atual crise que atinge os países da UE.
R: A economia européia está em sua pior recessão desde os anos 1930. Político rápido evitado um colapso financeiro, mas girando a recuperação em curso em crescimento sustentado requer uma ação em cinco desafios: aumentar a produção potencial, aumentando a flexibilidade do mercado de trabalho, preparando a consolidação orçamental, facilitando o comércio intra-UE, ajuste e descontrair os desequilíbrios globais. A Europa também precisa de um quadro de gestão de crises melhorada, para que isso aconteça novamente.
Alunas: Ana Laura, Betânia, Mariana, Giovana e Julia.
8ª série
Parabéns pelo trabalho