quarta-feira, 25 de abril de 2012

América Plantina

A América Platina é uma porção da América do Sul formada por três nações: Argentina, Paraguai e Uruguai. O vínculo entre esses países é desde o período colonial, pois já participaram de uma mesma administração política. Além desse aspecto, essas três nações possuem outra característica em comum: são banhadas pelos rios que formam a Bacia Hidrográfica do Rio Prata. Com extensão territorial de 3.351.055 quilômetros quadrados, a América Platina corresponde a 18% do território sul-americano. O relevo é caracterizado por planícies e planaltos. A oeste, na fronteira da Argentina com o Chile, está localizada a Cordilheira dos Andes. O clima varia de acordo com cada região. No norte, predomina o clima tropical e no sul, o clima característico é o temperado. Os principais rios são: o Paraná, Paraguai e o Uruguai, formando a Bacia Hidrográfica do Rio Prata. Esses três países somam, aproximadamente, 50 milhões de habitantes, sendo a Argentina, o país mais populoso – com 40 milhões. A maioria da população da América Platina, especialmente da Argentina e do Uruguai, é branca e de origem europeia. Tal fato se explica em virtude do intenso fluxo migratório de espanhóis e italianos para esses dois países no final do século XIX e início do século XX. No Paraguai predominam os mestiços e ameríndios. A economia na América Platina é bem dinâmica e diversificada. Todos os três países têm na agropecuária, um importante elemento da economia. Na Argentina destaca-se o cultivo de trigo e criação de bovinos e ovinos. No Uruguai, no domínio dos pampas, ocorre a criação de bovinos, produção de carnes e ovinos, além do cultivo de milho e trigo. As principais áreas agrícolas do Paraguai estão localizadas a leste do rio Paraguai, onde são cultivados vários produtos, principalmente algodão e soja. A Argentina é a nação mais industrializada da América Platina. A indústria concentra-se em Buenos Aires, Córdoba e Rosário. Montevidéu, capital do Uruguai, abriga a maioria das indústrias no país, cujo setor se baseia na produção alimentícia e têxtil. O Paraguai apresenta uma industrialização muito limitada, apoiando-se por excelência na produção alimentícia. O turismo é outro elemento de fundamental importância para a economia desses três países. A Argentina, o Paraguai e o Uruguai, juntamente com o Brasil, formam o bloco econômico mais expressivo da América do Sul – o Mercado Comum do Sul (MERCOSUL).

8 comentários:

  1. Nhandeara, 27 de abril de 2012


    Senhor Presidente,

    Viemos por meio desta carta discutir assuntos sobre o desenvolvimento econômico dos países americanos.
    A economia americana está muito escassa no mercado mundial, pois há falta de investimento dos países desenvolvidos, como a implantação de multinacionais nos países subdesenvolvidos, proporcionando ao país filial maior quantidade de empregos, melhoria na condição de vida da população, desenvolvimento industrial, exportação e importação, aumento do IDH e do PIB, entre outros.
    Portanto, com o desenvolvimento econômico do país, melhora a qualidade de vida da população, a moradia, a saúde, a educação, a renda per capita e também o país entra a todo vapor no mercado mundial.

    Sem mais, atenciosamente




    Douglas Torres Betete- nº 8
    Pedro Augusto Cucato Pereira- nº 35

    ResponderExcluir
  2. Macaubal, 27 de abril de 2012

    Senhor Presidente,

    Venho por meio desta carta lhe oferecer dicas para o desenvolvimento da América.
    Hoje a economia Americana aparece muito fraca, alguns países não investem no que deveriam como saúde, educação, desenvolvimento da industria, exportação de capitais, entre outros.
    Você deveria pelo menos tentar fazer com que essa economia se desenvolva para assim ter um aumento do IDH (Indice de Desenvolvimento Humano) e do PIB (Produto Interno Bruto), além de ter um grande melhoramento na area de saúde, educação e renda. A também que acabar com a desigualdade , poís, a varias pessoas sem emprego(Pobres), outras com salarios muito altos.

    Atenciosamento, Obrigado.


    Leonardo Longhi Mantovani - n°27

    ResponderExcluir
  3. Macaubal , 27 de abril de 2012
    Senhor presidente,
    Nesta carta possui algumas melhoria que podemos fazer nos paises americano.
    Mas sabemos que as diferenças são grande em meio de todos pais, pois a falta de investimento na tecnologia, saúde,educação e o pior a uma grande discrepância das classes sociais, então devemos investir em todos esses aspectos mostrados mais o principal que tenha que ser investido é na industria, pois é ela quem da oportunidades para o pais se desenvolver na maioria dos seus problema , alem de gerara um alto (PIB) o que facilita administrar o pais cada vez melhor.
    Esse foi o meu comunicado, e espero que ajude o senhor no seu problema.

    Nome: Carlos Vinicius Rodrigues.
    n:7

    ResponderExcluir
  4. Macaubal, 27 de abril de 2012
    Senhor Presidente,
    Veiemos por meio desta para te comunicar de alguns problemas que estão ocorrendo nos países americanos.
    Sabemos que hoje há uma diferença muito grande entre os países da America subdesenvolvida em relação aos países da America desenvolvida (EUA e Canadá).Também sabemos que os países americanos subdesenvolvidos possuem um índice de IDH (índice de desenvolvimento humano) e PIB (produto interno bruto) muito baixo e isso ocorre porque esses países não atraem muito o interesse dos grandes centros mundiais.
    Como medida para amenizar isso gostaria de pedir a ajuda do Senhor para nos ajudar. Faça isso por nós. Faça isso por uma America melhor.

    Grato.

    Fernando Martins nº13
    João Marcos Ferreira Lisboa nº22
    Vitor Watson Pirondi nº37

    ResponderExcluir
  5. Nhandeara,26 de Abril de 2012
    Caro excelentíssimo Sr.Presidente!
    Enviamos-lhe por meio desta carta sugestóes para o melhoramento da América,mas, sabemos que há diferenças entre os países, como desenvolvidos e subdesenvolvidos,cujos desenvolvidos chegaram a esse patamar com o acumulo de capitais,investimentos em tecnologia e multinacionais e explorando os países subdesenvolvidos que dependem da exportação de agropecuaria e seus minerais,gerando assim uma grande diferença de mundos.
    Acreditamos que para mudar esta situação os países desenvolvidos devem de alguma forma se aliar aos países subdesenvolvidos criando assim uma aliança,ajudando-os a se desenvolver não só economicamente mais também socialmente,fazendo assim uma América de primeiro mundo,sem destinções economicas e sociais.
    Achamos também que os países subdesenvolvidos devem deixar de ter um pensamento fechado e se abrir para novos esperimentos,possibilitando assim uma concordancia entre os países Américanos.Também pensamos que deveria existir algum sistema para possibilitar a convivencia entre um país e outro,fazendo assim da América uma única nação.
    Esperamos te-lo ajudado com estas sugestões não esquecendo de falar que o apoiamos inteiramente com projetos já realizados para o melhoramento dos países.Deixamos aqui nossa despedida e nossa saudação,muito obrigada por nos ouvir!
    Respeitosamente
    Ana Beatriz Munhoz Cardoso.
    Lorena Scherer.
    Gabriela Rossi.

    ResponderExcluir
  6. Nhandeara, 2 de Maio de 2012

    Senhor Presidente,

    Nós do Colégio Objetivo de Nhandeara viemos sugerir a harmonização e o desenvolvimento das diferentes políticas setoriais, econômicas, criminais, sociais e ambientais dos países da America.
    É importante também investir em infraestrutura, fazer consumo e produção sustentáveis, valorizar a saúde e edução e melhorar a demografia e migração, pois só assim um país cria condições para se desenvolver.

    Atenciosamente.

    Betânia C. Ribeiro nº5
    Luana A. Pellarin nº29

    ResponderExcluir
  7. Floreal dia 30 de abril de 2012
    Caro presidente
    Eu gostaria de dizer que apoio suas medidas sobre a integração latina - americana, eu acho uma forma justa e informativa para tentar manter a união e dar algum tipo de ajuda a todos os países sul americanos necessitados, por exemplo, quando um país tem algum tipo de problema grave eles se reúnem e ajudam esse país a se reerguer, também quero lhe agradecer senhor presidente pela atenção.
    Atenciosamente Ana Beatriz nº 01

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião!