quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Tarefa_ Geografia_ 8º ano _ 3º Bimestre

Aula 32 1. Como você caracterizaria um país desenvolvido? Pela DIT e pelo IDH. 2. O que significa a expressão “Norte rico”? Ali se concentram os países mais ricos, enquanto os países pobres ficam concentrados no sul. 3. No mapa a seguir, identifique os países desenvolvidos em cada continente.
Aulas 33 e 34 A Informática está presente hoje, em todas as esferas da vida e nos mais variados bens de consumo.  Faça uma pesquisa sobre a história do computador e aponte: a) Como ele mudou o mundo da Produção? Ele procurou facilitar a vida automatizando processos que eram feitos manualmente . Com isso a idéia sempre foi aumentar a produtividade para que as pessoas tivessem mais conforto e uma vida melhor. Mas, nem sempre é o que ocorre pois, as pessoas trabalham cada vez mais e vivem cada mais em função da tecnologia. Por isso, muita gente não saberia viver sem tecnologia ou as facilidades que ela proporciona. b) Como ele mudou o mundo do trabalho? IMPACTO DOS COMPUTADORES NA SOCIEDADE Silvia de Castro Bertagnolli SANTA MARIA - 1997 - Vivemos na era do excesso de informação, tudo que nos rodeia é informação  política, esportes, ciência, telefones, educação, tevê, tecnologia e computadores… Tornou-se claro que esta era necessitava de algo com tecnologia voltada para armazenar, qualificar, comparar e exibir as informações em alta velocidade, esta era precisava de COMPUTADORES. Há pouco tempo o computador entrou na linguagem, na cultura e na vida do brasileiro de todas as classes sociais. Porém, somente uma parcela da população tem acesso contínuo e permanente desta máquina. Em termos de posse, pouco mais de 1% da população do país tem um micro em casa. Esta máquina se instalou como elemento na vida nacional das favelas às novelas ela foi se popularizando, domesticando-se e infiltrando-se nos assuntos do dia-a-dia do cidadão. Esta tecnologia tornou-se tão fenomenal que quando entramos em um supermercado podemos ver ao lado de um liqüidificador um computador. Houveram alterações em várias áreas tais como: bancária, saúde, educação, empresarial, industrial, comercial, trânsito e cultural. Na área bancária a movimentação de dinheiro, a disponibilidade de informações, os caixas eletrônicos a automatização das tarefas cresceram de maneira assustadora. Porém, este crescimento foi muito rápido e algumas camadas, ou a maioria, da população não estava e nem está adaptada para lidar com softwares complexos e tanta tecnologia. A saúde consegue, através desta tecnologia, prever doenças antes mesmo delas ocorrerem e diagnosticá-las de forma mais clara e precisa. Os médicos se comunicam entre si muito mais rápido usando as redes de computadores. A revolução desta tecnologia atingiu a vida das crianças tanto na escola como em casa gerando uma grande discussão : "O computador pode ser usado no aprendizado de crianças de 1° e 2° graus ? ". As crianças deixam de se relacionar com outras crianças, limitam o seu espaço de brincadeiras à frente do computador, o aspecto "criança tem que brincar" perde-se em meio a tantos jogos e as maravilhas que a Internet proporciona. Porém, o raciocínio torna-se mais rápido e perceptivo. Se a criança sabe diferenciar a hora de brincar da hora de viver e acima de tudo não "viciar" os computadores devem ser aliados dos pais e professores na hora de educar. As empresas tem cada vez mais adotado os computadores em sua realidade tanto para obtenção de seu lucro como para satisfação total do cliente. Em algumas lojas já é possível comprar e receber o seu carnê de prestações no mesmo instante, assim como o seu cartão de crédito. Qualidade de serviços e atendimento personalizado são características que agradam o cliente e que só foram possíveis depois que o computador ingressou nesta área. A maior inovação que os computadores trouxeram para os setores comerciais e industriais foi o uso de redes de computadores as quais viabilizam o uso de recursos remotos, fornecem um meio de comunicação entre pessoas dispersas geograficamente, a possibilidade e facilidade de acesso e o compartilhamento de informações. Até mesmo o trânsito de grandes avenidas, o tráfego de trens e metrôs é controlado por esta nova e surpreendente tecnologia. Softwares foram criados para que as pessoas não se percam em grandes cidades e até mesmo softwares que auxiliam no controle de trilhos e na prestação de serviços (área de entrega de mercadorias). No século passado o maior impacto sofrido foi a invenção das fábricas, a qual somou elementos humanos e elementos mecânicos para produzir bens em quantidades impensáveis, o mundo começava então, a viver a era da linha de montagem. Hoje, às vésperas da virada do século o americano Warren Bennis (autor de livros sobre negócios) diz que: " a fábrica do futuro terá apenas dois empregados  um homem e um cachorro. A função do homem será alimentar o cão. A do animal impedir o homem de tocar no computador". Se esta fábrica do futuro existir mesmo, "Quem será o homem privilegiado que estará empregado ?" "Quantos e quais serão os desempregados ?" . O que está ocorrendo hoje em dia é que as indústrias estão cada vez mais procurando mão de obra especializada e desempregando aqueles que estão ultrapassados em seus conhecimentos. " Para onde vão os desprovidos de novas tecnologias ?" "Eles possuem educação suficiente para perceber que o futuro não é só procurar um novo emprego, mas também estudar as novas tecnologias para se tornarem especialistas ?". O que falta para a população hoje em dia é a educação de procurar estar sempre atualizado nas novas tecnologias e tendências do mercado de trabalho. O que as pessoas necessitam perceber é que o mundo de hoje é muito diferente. Antes a profissão de uma pessoa era passada de geração para geração, hoje em dia aquele que não procura diversificar o conhecimento é um profissional que acabará desempregado. A máquina foi despida de sua roupagem de mero robô, palavra checa que significa "escravo", para vestir-se de um papel menos servil, e mais polêmico : o de pensar além de fazer. c) Como ele mudou sua vida? Leia a frase de Milton Santos: “...quando a ciência se deixa cooptar por uma tecnologia cujos os objetivos são econômicos, tecnocráticos, militares e não sociais, consequentemente não serve à maioria da sociedade e sim só àqueles que detém o seu monopólio”. • Procure no dicionário as expressões grifadas; • Explique, com suas palavras, o que Milton Santos quis dizer; • Dê exemplos atuais da verdade dessa afirmação. Coopta _ Conjugar v. tr. 1. Agregar, associar. 2. Admitir numa corporação, com dispensa das condições ou formalidades ordinariamente exigidas. Tecnocrático _ relativo a tecnocracia _ (inglês technocracy) s. f. Sistema de organização política e social fundado no predomínio dos técnicos. Monopólio _ Privilégio que dá o exclusivo de uma indústria ou do comércio de um artigo. Fonte: Dicionário Priberam da Língua Portuguesa. A frase indica que a ciência pode ser utilizada para o bem social, assim como para obter poder.

Um comentário:

Deixe sua opinião!